sábado, 19 de março de 2011

dia # 5

Após 12 horas de viagem sem maiores incidentes, cheguei em Montevidéu sob um céu azul sem nuvens e muito calor. O hostel ficava na Ciudad Vieja, próximo ao porto a partir de onde a cidade se desenvolveu. Depois de fazer o check-in e providenciar a lavagem das minhas roupas, entrei em contato com minha amiga uruguaia, que buscou a mim e à nova amiga argentina e nos levou para um passeio por toda a capital do Uruguai. Dos pouco mais de 3 milhões de habitantes que possui o Uruguai, cerca de metade vive em Montevidéu. Ainda assim, é uma cidade limpa, muito arborizada e que impressiona pela beleza de sua orla de aproximadamente 30 quilômetros de extensão, quase toda acompanhada por uma larga avenida (a "rambla") com um calçadão e extensos gramados que levam até as "praias". Sim, é fácil se esquecer de que não se está diante do mar, mas sim do Rio da Prata, cujas águas salobras separam nosso simpático vizinho da Argentina. Ela nos guiou pelos bairros de Pocitos, Punta Carretas, Malvin e Carrasco, todos eles muito bonitos.
Depois, fomos almoçar no mercado do porto com alguns de seus amigos. Ao contrário de muitos outros mercados, este abriga apenas restaurantes os quais servem a famosa parrillada, carro-chefe da culinária uruguaia. Trata-se de uma espécie de churrasco, com muídos e os tradicionais cortes uruguaios (também muito comuns na Argentina) como o vacio, bife de ancho, tapa de cuadril, feito em uma grelha inclinável, utilizando-se apenas brasa e temperado com pouco sal grosso. Simplesmente incrível. Após tal almoço, só poderia mesmo descansar um pouco para, à noite, ir a um show gratuito da banda de rock argentina No Te Vá a Gustar com Bárbara, que tentava de explicar sobre as letras e os artistas hermanos.

Milhares de pessoas lotaram a rambla próximo ao Parque Rodó e cantaram diversas músicas, principalmente o hino uruguaio no apoteótico final do show. Por fim, nos encontramos com minha amiga uruguaia em uma chiviteria para provar mais uma especialidade local, o chivito: sanduíche preparado com uma finíssima fatia de carne, com cebola frita, azeitonas, pimentão, maionese, presunto e queijo, este, derretido no forno. Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário